Tuesday, June 21, 2005

parabéns amiga do coração (:


Posted by Hello

estranhas.
as relações.

estranha.
a maneira como as pessoas passam pelas nossas vidas e despertam sentimentos tão diferentes em nós consoante a época da nossa vida e os sentimentos que nos consomem.

passamos por várias fases.

primeiro sempre a aparência. quer em pessoas do mesmo ou de diferentes sexos, por mais que o neguemos, é esta que determina tudo. não apenas a atracção física, mas sobretudo a curiosidade que a outra pessoa estimula em nós, levando-nos a querer a todo o custo conhecer a sua personalidade para comprovar se é tão atraente como a sua figura. raramente o é, já que as altas expectativas transformam-se 90% das vezes em desilusões. por vezes a primeira aparência chega mesmo a hipnotizar-nos, levando-nos a amar tudo o que vemos na pessoa sem darmos conta do que ela traz de mau [há quem também lhe chame amor à primeira vista] - depois, quando o relógio acaba de balançar, cai-nos em cima um pesadelo [mas enfim... pormenores]. se esta primeira fase for positiva, passa-se à segunda;

a aproximação. as pessoas conhecem-se e por alguma razão passam algum tempo juntas e começam a apreciar a companhia da outra. procuram fazer actividades em conjunto, riem-se, divertem-se. esta 'amizade' pode ficar por aí durante muitos anos ou mesmo nunca passar disto. mas ha quem avance mais.

... para a confiança. é uma etapa em que temos de aprender a dar um bocadinho mais de nós se também queremos receber. as conversas ultrapassam o trivial e tornam-se desabafos. criam-se laços de carinho mais intensos e surge um porto seguro onde abarcar. trocam-se segredos, as pessoas deixam de se preocupar com o que o outro vai pensar e surge uma preocupação mais sincera, em que se diz o que por vezes necessita de ser dito e não o que o outro quer ouvir. as lágrimas caem sem medo.

há uma última etapa. muito rara. as palavras apenas estorvam e tudo pode ser dito através de um olhar, de um gesto. por aqui são escritas as mais belas cartas de amor e contados os maiores medos; aqueles que nem a nós mesmos temos coragem de contar.

[e vocês? em que etapa têm os vossos amigos?]

por fim, vem o tempo. qualquer que seja a etapa da amizade em questão, quando menos esperamos ele desarruma-nos os sentidos e provoca tempestades dentro de nós. empurra-nos em diferentes direcções e como duas plantinhas em ambientes diferentes, ensina-nos a crescer consoante os desafios que ele próprio nos obriga a enfrentar. ficam fotografias na mesinha de cabeceira, cartas borratadas pelas saudades, caixinhas de memórias enterradas no mais fundo de nós, naquele lugar bem cá dentro que guardamos porque dele depende a nossa vida. por vezes [como hoje] temos aquele sentimento enorme de perda. perguntamo-nos como estariamos se as coisas tivessem sido diferentes e que culpa temos nós disso. depois, pensamos se ainda vamos a tempo de mudar, de recuperar uma amizade que significa ainda tanto para nós...

talvez ambas precisemos ainda de um tempo para nos habituarmos ao clima em que nos plantaram, ou talvez já nao haja solução. mas eu acredito... acredito sobretudo na pessoa que és [talvez mais do que tu própria] e que podemos ultrapassar o vazio que preenche os 50 metros que nos separam. talvez não hoje... talvez não amanha... mas quem sabe um dia, quando percebermos que precisamos de todo o coração para viver e não podemos deixar que alguém nos leve um pedaço tão grande.

são palavras bonitas... eu sei, mas sinceramente... do fundo de tudo o que aprendemos a ser uma com a outra. ainda acreditas em nós? eu acredito... hoje mais do que nunca. [isto é também para ti Inês].

um grande beijo de parabéns para ti amiga do coração... e que a vida te dê tudo aquilo que te desejo e tantas vezes não consigo dar. so quero que saibas uma coisa mais... onde quer que o futuro te leve... conta comigo! sempre! nunca mas nunca te vou virar as costas... *

[desculpa o post, ficou meio estranho, mas conta a intenção :)]

[pedro abrunhosa - tudo o que eu te dou... adaptado a ti]

'E logo ali eu sei...
Que tudo o que eu quero
É ficar ao pé de ti
E tudo o que me deste
Foi o que eu sempre quis
E tudo o que desejo
É que sejas feliz...
É que sejas feliz...'

6 comments:

R. said...

parabéns Lai :)

R. said...

desta vez li :)
Lai, aquilo que fomos descambou de tal forma que ja nem nos falamos...
de qualquer das formas joaninha, tu estas naquela etapa que ja percebe o meu olhar. Lembraste de quando estavas mais em baixo...percebia-te apenas pelas tuas reacções? :) eu conheço-te meu amor, quase to bem quanto a mim... afinal de contas ainda tenos algumas semelhanças:)

e nunca te esqueça que nunca é tarde para recomeçar algo que valha mesmo a pena... como a nossa amizade, e a vossa amizade tambem (:
um beijo joaninha
e desculpa ter sido mal educada contigo no msn :$

D said...

meu deus.....
que texto PODEROSO!!
beijao menina fantástica

Anonymous said...

sim, a rosa tem razao:D alias, nao é recomeçar pk nao se pode recomeçar uma coisa k nca acabou! é de alguma forma limpar a poeira, actualizar, tornar a preencher todas as historias e vidas k fomos:D sim pk eu axo k mudei neste ultimo ano pk nos acabamos por absorver mto de kem nos damos! e axo k sim, esta na hora de activar esta amizade pk cm ja te disse uma x...foi uma amizade mto forte k nao se pode, nem eu kero, k se perca assim! pk mm sem falarmos de nos axo k continuamos a ter akela coisa... n sei explicar:D obrigada por tudo o k sp foste para mim...e sobretudo, obrigado por, mm longe, continuares a ser e a representar tanto do k eu sou:D es tu, somos nós, para sp e de novo:D** eu n acredito, eu sei!!!
Laii:D**

Squeezy said...

um texto mto bonito, a dar a entender k queres "remendar" algo que não está como tu gostarias... por isso tens mto mérito.. sem dúvida k os Amigos são pra tentar manter(e nem sempre é fácil)..

P.S: um a parte_a tua amiga é bem gira_ ;)...

mtm said...

ta estranho o k???ate xorei..(mas isto sou eu..)
Eu penso exactamente como tu às vezes...kd temos alguém que foi/é muito nosso amigo mas com o tempo as coisas foram-se mudando e embora essa pessoa ainda signifique muito para nós(e tanto..) não está lá todos os dias como desejávamos...mas às vezes isso não é possível..
o tempo pode afastar grandes amizades por breves momentos, mas se elas forem verdadeiras nunca se perdem...assim como eu nunca te vou perder =)