Thursday, January 31, 2008


Senta-te ao meu colo, vamos brincar. Hoje é o meu dia de te levar a galope por aí. A seabra abana ao longe, sinto-te no vento. Vamos pelos campos descobrir o seu segredo, o que nos sussurra ao cair da noite. Chego os joelhos ao peito e abraço-os, tremo de frio e de tranquilidade. No horizonte pintam-se traços rosados, como a minha vida. Entras-me pelo colarinho da camisola, passo ante passo. Viras-me do avesso a sítios onde nunca tinha ido. Sinto-me infinitamente redutora, sem sentido, sem rumo. Talvez como uma gota frágil na praia, igual a tantas outras, que como não se vê de fora nem se conhece por dentro não percebe a importância do mar. Não sei como cheguei a este lugar e como não tinha chegado antes. Mostras-me que tenho que me entregar à nossa brincadeira, ir atrás do que agita as ondas. E trazes mais amigos, conquistadores como nós dos sonhos do mundo. E eles mostram-nos outras brincadeiras e deitam cá para fora outros campos, outras seabras.

Fecho os olhos e sinto-nos mais que nunca. Sinto que tens uma prenda para me dar e que ataste o laço ao meu pulso. Em cada momento vai-se desfazendo, principalmente quando caio e esmurro o joelho. E a pouco e pouco desliza o embrulho e liberta o que tem por dentro. E em tantas alturas sinto-me tão perto do desfeche só para descobrir que dentro daquele há tantos outros laços como nas bonecas russas na prateleira da avó. Mas não há nada como este nosso jogo, em que procuro as tuas respostas porque sabes que são as minhas. E quase me apetece voltar à praia ou ao lugar em que o peito abraçou as pernas e esconder o nosso embrulho na areia ou por baixo da terra. E assim podemos brincar para sempre.

E talvez descobrir que não há vitória ou derrota que supere o sabor do caminho.

5 comments:

Anonymous said...

Continuas a ter, Joaninha, um dom!
Nunca o percas! Escreves como ninguém!
Um enorme beijinho,

João Miguel :)

Nuno AACosta said...

giro*

Anonymous said...

=')
adorei :*

Maudlin said...

tão perfeitinho o que escreves...
desculpa mas não resisti a vir cá espreitar.


amei :)




beijinho gande*
ass.: a menina que ri estouvadamente das tuas deliciosas anedotas xD

fia... said...

hhummmmmm duas palavras: Jack Johnson... muito bom joaninha ;)