Monday, December 26, 2005




talvez. mais um que fica incostante a meio do rio sem saber para que margem se virar. e não se mexe, com medo que o próximo passo o afogue em decepção. à esquerda tudo o que quer. à direita tudo o que precisa. vira-se à vez e imagina as saídas.
primeiro à esquerda.
um futuro brilhante, tudo o que poderia desejar. é apenas mais um com que a vida anda a brincar. podemos vê-los por aí, a correr de um lado para o outro para se esquecerem de pensar. sorriem e o seu olhar brilhante diz a quem os vê passar: tenho tudo, sou feliz. as pessoas olham-nos, invejam-nos e pensam "se ele me pudesse dar um pouco da sua carteira tão cheia, da sua mulher tão bonita, dos seus filhos tão perfeitos...". e é tudo o que vêem... aquele brilho que lhes ofusca de tal modo a visão que não reparam que vem das lágrimas que se escondem por detrás. é a vida mais ingrata. têm tudo. tanto tanto que não têm nada. um nada que se apodera deles quando inspiram e não para nos pulmões, mas no coração. o que fazer naqueles dias em que tudo não satisfaz? e o desespero de desesperar por se ter tudo? sim, talvez quem tem tudo tenha tudo a perder. e mesmo assim, talvez falte alguma coisa que tira o sentido a tudo. talvez.
depois vira-se à direita.
olha para a sua roupa suja e rasgada, para o frio que entra pela porta estragada e pensa como poderia ter sido se tivesse dinheiro para acabar o curso. mas já não se sente tão vazio. tem todas as pequenas coisas que lhe alimentam o coração. alguém que ama. que o ama. e sonha. sonha com aquela casa enorme que tem aquele jardim onde os seus filhos brincam. e talvez seja mais feliz por sonhá-la do que por viver nela. talvez.

isto não é uma escolha. de longe é uma lição de moral porque as lições só são boas quando as queremos para nós. talvez se tivessemos que escolher o futuro fosse o primeiro que queriamos. e depois pensávamos: eu seria feliz assim, se tivesse tudo aquilo. e percebemos. olhamos à nossa volta e temos a lareira acesa, alguém que nos ama, a roupa lavada. depois lembramo-nos daquele dia antes de ontem em que tudo correu bem e acabámos a noite em lágrimas que não percebemos de onde vêm.

talvez quisessem uma resposta. um caminho correcto. é o que todos queremos afinal... que alguém nos ensine a escolher porque a escolha pesa demais. mas não há um manual de vida. não há uma resposta certa. depende de mim, de vocês...

mas vão virando umas vezes à esquerda, e outras à direita.
e lembrem-se só que tudo o que queremos, não vale nada se for inútil para o coração.

"make sure the fortune that you seek, is the fortune that you need"

6 comments:

Anonymous said...

oh, tão lindooo=)gostei muito, para variar..a piada está na escolha, podemos por vezes enganar-nos e n seguir o caminho certo, mx + tard ou + cedo acabamos por encontrá-lo, assim xpero:)e gostei mt qd dizs "lembrem-se só k td o k keremos, n vale nd s for inútil para o coração" =)))é isso mm;)obrigada por td, linda..sim, é mm isso k tu és linda, linda, linda..e tnh a certeza k a vida t vai sorrir sp;)********

Anonymous said...

Perplexa, também o silêncio se tornou perplexo e me rodeou.. desculpa-me não sei o que escrever. o texto está fantastico, não tanto como tu.. mas tambem isso é impossivel :) um beijo *

Anonymous said...

como a vida é injusta e complicada.. espero q tu consigas juntar a esquerda e a direita e seguir em frente.. ser feliz ser amada,etc e ter uma vida com saude..
Espero tambem que apos o curso de medecina, escrevas um livro para todos podermos apreciar..
Quem não gostava de ter uma irma como a minha? pois acontece:P
Beijinhos*Adoro-te

Anonymous said...

uma pequena correcção.. nao medecina mas sim medicina=P

Anonymous said...

A complexidade dos teus textos está a atingir níveis de maturidade e, ao mesmo tempo, de difícil compreensão da minha parte....
Vais ter a sorte toda que mereces....garanto*
Ze*

R. said...

"sim, talvez quem tem tudo tenha tudo a perder. e mesmo assim, talvez falte alguma coisa que tira o sentido a tudo. talvez."

porque continuas a ser a minha irmã gémea, a minha cópia quase exacta, a pessoa com quem mais me identifico. obrigada por existires. obrigada por seres simplesmente tao unica.

vira-te sempre para os dois lados. juntos, eles fazem de ti essa pessoa maravilhosa que és.

escreves tão bem, estrelinha. Guia-me. Guia-nos.... nesse caminho, que tu propria dizes nao ter manual de instruções.