Wednesday, September 14, 2005


três meses, num furacão. um furacão que arrancou as memórias chuvosas e logo as pintou com um raio de sol. primeiro tímido. aqui e ali. mas foi entrando, mais confiante instalando-se a pouco e pouco no mais fundo de mim. começou por me escurecer a pele que já estava nua e fria da ausência dos teus desenhos, ressequida pela falta das tuas impressões digitais. depois penetrou mais fundo, o pequenino raio de sol. e trouxe-me muitas fins de tarde à beira-mar, ora respiradas devagarinho ora gritadas com a força da liberdade.
e trouxe-me também muitos casaquinhos para o coração, que pouco a pouco deixou de ter frio. e toda eu já era luz, sem cantos sombrios, sem lágrimas escurecidas pelo rímel, ou pela solidão, que é quase a mesma coisa. e trouxe-me também muitas noites sob as estrelas, entre pactos de amizade eterna e amanheceres estafantes depois de noites felizes sem dormir. porque quando estamos felizes, não queremos dormir. e o raiozinho instalou-se assim em mim, e eu sentia-o espreguiçar-se num gelado da emanha e a abraçar-me na música que eu trauteava.
mas o que é bom não dura sempre, e eu sabia-o. e o pequeno raio cada vez dava menos sinais. a pele voltou a esbranquiçar-se e a liberdade sufoca a cada minuto. acho que ele já está a adormecer, a ganhar forças para voltar brilhante no próximo verão.

e eu cá fico. triste. com frio. em aulas. e sem o meu raio de sol.

[help meeeeeeeee!]

9 comments:

Anonymous said...

oh...este texto é tao verao:S faz me ficar trist pk xego sp ao final do verao com a sensaçao k nao aproveitei metade do k podia e apetece me xorar por nao ter tido assim tantas noites acordada e a ver nascer o sol ao mm tmpo k ainda estava debaixo das estrelas... mas pronto! axo k ate aproveitei:D
tou pronta para o proximo verao:D:D

mtm said...

oh querida mas o raiozinho de sol és tu ainda n percebeste isso? ;)*
[never forget who you are, little star]

João Oliveira said...

Ahm, espero que tenha entendido bem o texto, porque está demasiado metafórico para mim. E eu que adoro metáforas...
Nunca to cheguei a dizer, mas, sinceramente, escreves simplesmente bem. Espero que o Verão tenha servido para pôr as ideias em ordem, porque "sentimentos mal definidos são certezas do que não se sente".
Bjs*

João Oliveira said...
This comment has been removed by a blog administrator.
João Oliveira said...

Aah, é verdade... Para toda a ajuda de que precisares, podes contar comigo! ;)*

Anonymous said...

todos nos sentimos saudades do verao e uma profunda tristeza por estar a começar as aulas, mas tu consegues escrever isso duma maneira tao linda, tao agradavel de ler. enfim até as coisas mais corriqueiras tu consegues transformar em textos realmente bonitos joana=) acho que sabes disso.

beijinho
bom ano escolar...espero que nao seja tao desesperante como eu acho que vai ser...teremos smpre os nossos encontros casuais na noite;)
*ana

Anonymous said...

k mais dzer ... és genial miuda !!! tambem eu ja sinto saudds dos raios d sol na praia ... essas ferias foram fenomenais , graças a pessoas como tu linda... sao pessoas como tu k fazem com k eu tenha 12 meses d verao !! =)) brigadao linda ... keres 1 concelho para akecer o teu coraçao até o proximo verao?? serve t das recordaçoes deste verao como s fossem uma manta ... e cobre o teu coraçao (é o k eu faço!!!=))bjao princepessa

Anonymous said...

continuo a adorar as metáforas e as imagens que usas nos teus textos. São de uma beleza, uma sensibilidade e uma profundidade incrível... os raios solares do Outono são de um aconchego incrível... espera por eles pois tenho a certeza que virão depressa para te beijar o rosto.
Ando ausente mas não me esqueci de ti.
Muitos arco-íris

D said...

estou como a lai, quando chega o fim do verao fico com a sensacao que nao o vivi ao maximo, e talvez de algumas experencias que tive na vida, essa é o meu maior lema: temos que viver ao maximo para hoje e nao para o AMANHA. amnha pode ja nao estar um raiozinho de sol.
boas aulas :) 12º é a serio!! (pra mim foi o ano mais facil)
**