Monday, September 05, 2005

tenho um mar dentro de mim.
não um simples mar. não apenas uma manifestação calma ou enfurecida dos sentimentos em mim. não, tenho a sua essência. e cada dia, cada momento, o mar revela-se, ou revolta-se e eu revelo-me com ele, numa aparente repetição de sensações que jamais poderão ser repetidas.
a repetição não existe, é uma ilusão. tal como a imutabilidade, como o conhecimento. porque nada se repete, tudo muda.
e eu bem que olhei para a nossa fotografia, em busca de um instante que se eternizasse. mas até no meu pensamento o teu rosto apareceu desfocado, o mesmo que um dia eu soube desenhar ao pormenor. mas isso é outra história, que já não sei contar.
tudo muda, dizia eu. olhamos o mundo e fechamos os olhos. abrimo-los outra vez e já não vemos o mesmo mundo. caiu uma folhinha aqui, menos um velho ali, mais duas crianças acolá. talvez o nosso mundo pareça igual, mas esquecemo-nos de todos os outros mundos que desmoronaram de alegria ou de tristeza. e nós? e o nosso mar? continuamos a navegar por entre as nossas ondas, calmamente? não. dizemos que somos, dizemos que amamos. passam 3 marés, já não sabemos quem somos, já não amamos. adoramos morangos, não gostamos de kiwi. o morango cansa e o kiwi é subitamente exótico. saltamos barreiras, invencíveis, como se a vida vivesse para nos servir. caímos, fechamo-nos no quarto e não queremos mais sair, revoltados com a mesma vida que nos traiu pelas costas. um dia somos felizes com o que temos e no outro arrasados com o que não temos. e depois... sonhamos, alto, baixo. mas somos feitos do mesmo material que faz os sonhos, e que faz as nuvens, e que deixa esta instabilidade dentro de nós. e os outros? como podemos confiar cegamente, se o mar deles pode ter piratas que os desviem da sua rota? como podemos achar que conhecemos, se o nosso amor que parecia do mais puro começa a perder a qualidade? como podemos ter a certeza da imutabilidade dos sentimentos daqueles que nos rodeiam, se nós próprios acordamos um dia cheios de dúvidas em relação a eles?
e o pior é mesmo isso, o amor. racionamos o amor toda a vida e cortamo-lo em quadradinhos de chocolate. damos um pouquinho aquele. mais um quadradinho aquele lá ao fundo. e depois coxeamos da alma, carregados de um amor que não nos aquece porque faz parte de nós. e vem a vida, e mais uma tempestade e leva-nos o amor que achávamos imutável. já vos disse que a imutabilidade é uma ilusão? a verdade é que se amamos é agora, não interessa porquê, apenas amamos. e o amor é inesgotável quando o damos, porque apenas o damos verdadeiramente quando também o recebemos. e se não o damos com medo de ficarmos sem ele, vamos acabar por ficar com ele querendo desesperadamente dá-lo. e podemos cair, cair bem fundo, mas caímos cheios de amor. e o amor vai crescendo, como nós. e mudando, porque na vida tudo muda. mas quem sou eu para falar da vida? e quem sou eu para falar de amor?

[desculpem a falta de lucidez que me dá às vezes...]

9 comments:

Anonymous said...

tas absolutamente desculpada.quem me dera que a minha falta de lucidez me desse para escrever assim(eu sei que ja disse muitas vezes, mas tenho que repetir porque para alem de adorar mesmo aquilo que escreves, acabo por me identificar com os teus textos, nem que seja so com simples passagens que nos segundos em que as leio parecem definir tudo o que me vai na cabeça). as vezes tambem parece que tenho o mar dentro de mim... e parece transbordar assim em dias como hoje em que eu perecbo que um dia somos felizes com o que temos e no outro arrasados com o que nao temos.
beijinho joana, e continua sempre com esse mar dentro de ti, porque o reflexo é lindo:)
ana*

requiescatinpacem said...

Estás desculpada.... é confuso mesmo!!!

kisses

mtm said...

porque é assim mesmo...não podemos ter medo de dar amor aos outros..só assim somos retribuidos e que, para mim, é a melhor coisa que existe =) B*jinhos estrelinha...que continues com essas faltas de lucidez que te fazem escrever assim coisas bonitas =P*

Perola Granito said...

Queres visitar o nosso blog?

R. said...

"racionamos o amor toda a vida e cortamo-lo em quadradinhos de chocolate. damos um pouquinho aquele. mais um quadradinho aquele lá ao fundo. e depois coxeamos da alma, carregados de um amor que não nos aquece porque faz parte de nós."

" o amor é inesgotável quando o damos, porque apenas o damos verdadeiramente quando também o recebemos. "

joaninha. Tenho orgulho em ser tua amiga. Faltas de lucidez?! é nesses momentos que escreves assim? Então força, meu amor. Fica doida logo (:

requiescatinpacem said...

Continuas com ma falta de lucidez confrangedora!!!

Beijos

Anonymous said...

"coxeamos da alma"... adorei esta imagem...

ainda a metáfora do morango e do kiwi.

acho que hoje não te vou animar mt porque sim, tdo muda e eu não queria que mudasse. Deu-me a súbita vontade de voltar a ser criança, de ter quatro anos e ser feliz e amada, da inocência, de passar a tarde sozinha na garagem a brincar com a minha barbie e não sentir a falta de ninguém, de não me importar de pedir colo e ter de explicar a tristeza no olhar (porque o olhar sorria sempre)... ai que saudades de ser criança... saudades de andar de baloiço, de passear por entre os pinhais da Marisol, de comer pinhões directamente das pinhas, de ouvir o meu tio chamar-me de "louraça" e o meu pai dizer-me todos os dias que era a menina mais bonita do Outeiro da Várzea...
Desculpa a lamechice, a lágrima no canto do olho e o nó na garganta que queima a minha alma feita em pedaços... fica a esperança de que estes pedaços de alma se façam nuvens e gerem novos sonhos... porque "o sonho comanda a vida"

Anonymous said...

continuo a acompanhar o teu blog de perto, se calhar mais perto do que julgas porque me vejo em muita coisa que escreves. talvez por parecer um pedaço de mim a falar. gostava que escrevesses mais vezes, mas sei que isso não se pede porque nem sempre há inspiração. se quiseres dar uma olhadela, o meu blog é no-rasto-do-sol.blogspot.com e outro que tenho com um amigo meu é as-palavras-que-contam.blogsopt.com e se tiveres com cabeça para ler mais, o da minha prima é one-second.blogspot.com e acredita que aí encontras muita coisa com a qual és capaz de te identificar.
jinhos ffs da isabel (do clube de fãs da mafalda veiga). fica bem, linda

Anonymous said...

foi, o texto mais brilhante k eu ja li...como é k um texto com tantos antagonismos pode ser ao mesmo tempo tao lucido e tao real...sim senhor! cada vez mais me surpreendo contigo..
Pode mudar tudo menos a nossa amizade^.^

"eles nao sabem nem sonham
que o sonho comanda a vida
que cada vez k o homem sonha
o mundo pula e avança....